Para quem acompanhou o lançamento do álbum The Coréon Experiment do cantor Coréon Dú, nome artistico de Zedú dos Santos, filho de José Eduardo dos Santos (Presidente de Angola), não ficou indiferente a "onda bajuladora" que inundou o Parque da Independência no dia 31 de Outubro de 2010, figuras de todas as classes sociais se fizeram presentes munidas de uma infindável bagagem de elogios a nova figura do panorama musical angolano, muitas... virgens confessas nessas andanças dominicais ao Parque da Independência.
É pena que estas figuras não prestigiem da mesma forma tantos músicos que por lá passam com trabalhos discográficos com a mesma qualidade ou melhores que The Coréon Experiment.
O disco vale pela ousadia de Zedú dos Santos e pelo excelente trabalho de produção aonde houve espaço para músicos de vários quadrantes e de qualidade inquestionável.
Deixou-vos aqui dois álbuns que do meu ponto de vista, mereciam o mesmo tratamento dado a Coréon Dú, pelas figuras do aparelho de estado que por lá passaram e que deviam ter a obrigação de valorizarem o trabalho de todos os músicos que se têm esforçado em fazer música de qualidade.
Apreciem!
Afrikkanitha - Ainda Sonho
Waldemar Bastos - Classics Of My Soul
10 comentários:
Infelizmente a bajulação tem sido o único e triste caminho que muitas pessoas têm para se fazer presentes em Angola, não só na área cultural, mas em todas as vertentes da nossa sociedade.
Quantas vozes discordantes de ontem, hoje fazem fila ao beija-mão as figuras do governo ou próximas a ele?
Quando o destino deste caminho é apenas fazer o bem ao proximo a bajulação não tem lugar
Com o dinheiro que tem, Coréon Dú pode se dar ao luxo de brincar de cantor
Seria bom se houvesse mais cantores a "brincar" com a mesma qualidade de Coréon Dú, Totó fez o álbum Batata Quente Harmonia e Contraste, Gabriel Tchiema o excelente álbum Azwlula sem gastarem rios de dinheiro.
um bom álbum vai além do dinheiro a disposição do músico.
Se apresentamos o ideal como algo desejado é preciso acrescentar o que é necessário para que ele seja possível.
Sendo o autor do projeto, Coréon Dú definiu os princípios norteadores da ação, determinando o que queria conseguir, o que resultou num álbum bom, é claro, que como "cantor" ainda tem muito que aprender (evoluir?!), sobretudo do ponto de vista vocal, agora não vamos crucifica-lo enquanto cantor, apenas por ser "Filho de José Eduardo dos Santos".
Quanto a "Onda Bajuladora" subscrevo o artigo
Vao mi desculpar, meus irmaos mas o album esta pessimo, i n e por ser filho do presidente d Republica, mas pork o album e mesmo de ma qualidade artistica, i fico mesmo admirado k musicos k participaram n projecto i k tinham mais experiencia artistica k o pobre rapaz n lhe aconcelharam a mudar certas coisas k estavam mal neste album, talvez estivessem com receio d suas vidas au criticarem o filho do mano mais velho...eu so espero k este rapaz i a sua aventura fiquem por aki pork eu n irei aguentar um segundo album, valeu pela tua coragem mas deixa a musica pra kem realmente pode i tem o carisma pra tal eu n quero k n meu pais os musicos tenham lugares cimeros de fama por causa d produtoras poderosas (como tenho visto aki n Europa), mas sim pork eles mereceram i batalharam d verdade pra la estar, os meus maiores comprimentos i k Angola esteja nos vossos coraçoes
A música de Coréon Dú por não ser aquilo que o angolano gosta de ouvir, quando se trata de músicas feitas por angolanos, não deve, apenas por isso ser catalogada como péssima.
O álbum como o próprio titulo sugere é uma experiência. Coréon Dú passeou por vários estilos, fez algumas fusões, umas mal conseguidas, reconhece-se por falta daquilo que muitos músicos trazem do berço (Dom), mas não é nada que não se consiga com treino e dedicação.
Existem no álbum músicas que não sendo excelentes, podem ser consideradas como boas e de fácil audição.
Reconheço que Coréon Dú não está ao nível de muitos músicos da nova geração, Konde, Matias Damásio, Anselmo Ralph, Totó...mas ha que dar algum mérito ao "puto". Foi ousado e fez um bom trabalho a nível de produção, que ao meu ver deveria ser a sua grande aposta, caso queira manter-se na indústria musical, o conselho se estende a muitos pseudo cantores/produtores que abundam na nossa praça.
Eu ouvi este disco hoje, i nem gostei nem um bocado, i eu acho k os tais musicos que participaram nesta suposta experiencia, so queriam mamar o dinheiro do rapaz.
Ja v musicossem nenhum talento i com ajuda de grandes produtores a cantarem i fazerem melhor k isto
Malta novidade ... o album The Coréon Experiment do cantor Coréon Dú, foi selecionado pro Top dos mais queridos edisao 2010 i fontes confirmam k sera o suposto vencedor !!!
Supostamente caro anônimo...supostamente
A vencedora do "Top dos Mais Queridos" foi a Yola Semedo
Edição 2010
Enviar um comentário