sábado, 18 de fevereiro de 2012

André Mingas

Data de nascimento : 24 de Maio de 1950 (f. em São Paulo, Brasil, a 11 de Outubro de 2011)
Naturalidade : Luanda
André Rodrigues Mingas Júnior que também é conhecido por Andre Vieira Dias Mingas, pois a sua Mãe é Vieira Dias, é irmão de Ruy Vieira Dias Mingas, Saydi Vieira Dias Mingas que também era escritor (Gasmin Rodrigues), sobrinho de Liceu Viera Dias e primo de Carlitos Viera Dias. Todos todos eles monstros sagrados da Cultura Musical e Política de Angola.
André Mingas também usa o nome de Gasmin Rodrigues em projectos de Arquitectura, pois Gasmin é Mingas ao contrário.
Este Sr da Musica e da Cultura, filho de André Rodrigues Mingas e Antônia Vieira Dias Mingas, nasceu em Luanda aos 24 de maio de 1950. Influenciado por seu irmão Ruy Mingas e pela genialidade de Liceu Viera Dias, graças ao seu talento indiscutível e sentido de modernidade, começou desde muito cedo a criar uma nova sonoridade musical em Angola quando mais ninguém o fazia o que é visível no seu primeiro álbum denominado Coisas da Vida, que embora produzido há trinta anos atras é nos tempos de hoje uma das principais referencias da moderna música angolana de hoje misturando já naquela altura ritmos locais com sonoridades do Jazz e do rock no Semba criando a ideia do Semba jazz na epoca criticado. Este Sr segundo Filipe Mukenga foi a sua principal influencia levando-o a adoptar as dissonâncias que hoje são uma característica do grande autor que é Filipe Mukenga.
André Mingas tal como Filipe Mukenga e Waldemar Bastos faz parte da geração de Ouro de musicos de excelência que emergiu e deu sucessos nos anos 70 e 80 com diferenciação e precisam de ser ouvidos e tocados pelas novas gerações para enriquecimento da música angolana.
André Mingas como Autor de um álbum solo saído pela EMI- Valentin de carvalho,participou igualmente na compilação Afropea3 produzido por David Byrne com o título N’zambi e com os arranjos marcados pelo salsa cubana e segundo se sabe esta a terminar um novo álbum cujo título ainda desconhecemos. Mas temos conhecimento de participações especiais de Kirk Whalum e Abraham Laboriel. Como admiradores aguardamos ansiosos para conhecer os novos contornos deste grande musico.
Andre Mingas foi Vice-Ministro da Cultura e durante o seu mandato criou a sociedade de autores Angolanos denominada SADIA que existe até hoje. Segundo um quadro do Ministério da Cultura não identificado Andre Mingas foi o homem da Massificacao Cultural, das ideias do Instituto Médio( em construção) e Superior de Artes e Cultura e Museu de Arte Contemporânea.
André Mingas terminou os seus estudos na Universidade Agostinho Neto e posteriormente na Universidade Técnica de Lisboa. É Arquitecto, Mestre em Arquitetura e Urbanismo, Secretario para os Assuntos Locais do Presidente de Angola foi Vice-Ministro da Cultura, formador de quadros em Portugal onde foi Professor do quinto ano de Arquitectura da Universidade Lusófona de Lisboa e referenciado pelos seus alunos e pelo Professor Troufa Real como um grande comunicador, versátil e cativante, as suas aulas estavam sempre cheias pela sua capacidade comunicação e cultura e ainda por cima com um tremendo coracao é só mesmo do André Mingas que Deus me deu o privilegio de conhecer.
Enquanto arquitecto é respeitado no seu País e é o percursor das ideias de requalificação de vários bairros da cidade de Luanda.
André Vieira Dias Rodrigues Mingas Júnior foi um dos fundadores da União dos Artistas Angolanos tendo dedicado músicas e letras que expressam o amor, valorizam a mulher angolana e expressam a realidade da vida com grande sentido de paz e fraternidade.

8 de Agosto de 2011 – Club-k.net – André Rodrigues Mingas Júnior, o Secretário para Assuntos Locais do Presidente da República esta em vias de ser despachado para a cidade brasileira de São Paulo como Cônsul Geral de Angola, em substituição do diplomata Oliveira Francisco Encoge.
A indicação do mesmo foi uma iniciativa do PR, movido pelo sentido de atenuar as constantes viagens ao Brasil que André Mingas vinha efectuando em resposta a convalescência. A solução antes encontrada levava com que se deslocasse uma vez por semana à cidade de Johanesburgo pelas mesmas razões ao destino anteriormente citado. Em solidariedade com o mesmo, JES decidiu mantê-lo em São Paulo, nas vestes de diplomata.
O seu antecessor, Oliveira Encoge, que é na carreira diplomática ministro conselheiro, já se encontra em Angola desde a primeira semana de Junho. Enquanto se aguarda pela chegada do novo cônsul André Mingas Júnior, aquela missão diplomática é provisoriamente chefiada por Albertino Manuel de Jesus, o Vice-Cônsul para o Sector Consular. Este ano as autoridades enviaram também um segundo Vice-Cônsul, Belmiro dos Prazeres Guimarães, que se dedica às questões das comunidades.
A faceta profissional
De recordar que o novo cônsul geral em São Paulo é arquitecto de formação, formado pela Universidade Agostinho Neto e Universidade Técnica de Lisboa. Tem Mestrado em arquitectura de habitação e já exerceu a docência universitária em Portugal. Foi a figura a quem o chefe do executivo deu, há 5 anos atrás, a missão de repensar e desenhar a modernização de Luanda, para fazer da capital do país uma cidade mais contemporânea.
Como arquitecto ligado ao poder de decisão, ressalva-se por não ter “apadrinhado” a destruição do antigo mercado do Kinaxixe, cuja importância o mesmo reconhecia. Em 2002, escreveu um texto em que dizia: “o Kinaxixe, para além do valor patrimonial enquanto obra arquitectónica, é um dos últimos grandes exercícios de arquitectura tropical produzidos no país e que traduz, de forma indelével, o pensamento que deve estar subjacente à cultura construtiva em países tropicais”. Segundo explicou, o edifício não só é um caso reconhecido de qualidade arquitectónica, como deve ser tomado enquanto exemplo para a prática contemporânea. (recado não acatado)
———————————————
13 Outubro 2011 – O Apostolado – André Rodrigues Mingas Júnior, que também é conhecido por André Vieira Dias Mingas, pois a sua Mãe é Vieira Dias, é irmão de Ruy Vieira Dias Mingas, Saydi Vieira Dias Mingas, que também era escritor (Gasmin Rodrigues), sobrinho de Liceu Viera Dias e primo de Carlitos Viera Dias. Todos eles monstros sagrados da Cultura Musical e Política de Angola.
André Mingas também usa o nome de Gasmin Rodrigues em projectos de Arquitectura, pois Gasmin é Mingas ao contrário.
Este senhor da música e da cultura é filho de André Rodrigues Mingas e Antónia Vieira Dias Mingas, nasceu em Luanda, a 24 de Maio de 1950. Influenciado pelo seu irmão Ruy Mingas e pela genialidade de Liceu Viera Dias, graças ao seu talento indiscutível e sentido de modernidade, começou desde muito cedo a criar uma nova sonoridade musical em Angola, quando mais ninguém o fazia, o que é visível no seu primeiro álbum denominado “Coisas da Vida”.
Embora o CD tenha sido produzido há 30 anos, continua a ser actualmente uma das principais referências da moderna música angolana, misturando já naquela altura ritmos locais com sonoridades do jazz e do rock no semba criando a ideia do semba jazz, criticado na época.
O músico e compositor, segundo Filipe Mukenga, foi a sua principal influência levando-o a adoptar as dissonâncias que hoje são uma característica de Filipe Mukenga.
André Mingas tal como Filipe Mukenga e Waldemar Bastos fazem parte da geração de ouro de músicos de excelência que emergiu e teve sucesso nos anos 1970 e 1980. Precisam de ser ouvidos e tocados pelas novas gerações para enriquecimento da música angolana.
O pai do “Mufete” foi vice-ministro da Cultura e durante o seu mandato criou a sociedade de autores Angolanos denominada SADIA que existe até hoje. Segundo um quadro do Ministério da Cultura, não identificado, André Mingas foi o homem da massificação cultural, das ideias do Instituto Médio (em construção) e do Instituto Superior de Artes e Cultura e Museu de Arte Contemporânea.
André Mingas terminou os seus estudos na Universidade Agostinho Neto e posteriormente na Universidade Técnica de Lisboa. Foi Arquitecto, Mestre em Arquitetura e Urbanismo, Secretário para os Assuntos Locais do Presidente de Angola, foi Vice-Ministro da Cultura, formador de quadros em Portugal onde foi Professor do 5º ano de Arquitectura da Universidade Lusófona de Lisboa. É referenciado pelos seus alunos e pelo Professor Troufa Real como um grande comunicador, versátil e cativante, as suas aulas estavam sempre cheias pela sua capacidade de comunicação e cultura e ainda por cima com um tremendo coração.
Enquanto arquitecto é respeitado no seu país e é o percursor das ideias de requalificação de vários bairros da cidade de Luanda.
André Vieira Dias Rodrigues Mingas Júnior foi um dos fundadores da União dos Artistas Angolanos tendo composto músicas e letras que expressam o amor, valorizam a mulher angolana e expressam a realidade da vida com grande sentido de paz e fraternidade.
—————————————–
13 de Outubro – O Secretário para Assuntos Locais do Presidente da República, André Rodrigues Mingas Júnior, 61 anos de idade, faleceu as 17 horas de terça-feira (dia 11), na Unidade do Hospital São José, da Beneficência Portuguesa na cidade de São Paulo, Brasil. Três dias antes do infausto, o malogrado sentiu-se mal e foi de seguida levado ao hospital.
O malogrado encontrava-se naquele país a receber tratamento, e estava em vias de ser confirmado Cônsul-Geral em São Paulo, em substituição de Francisco Encoge. Esteve em Luanda a três semanas atrás para rever procedimentos da nomeação e regressou ao Brasil na passada sexta-feira (07). Previa, dentro de dias submeter alguns documentos junto das autoridades brasileiras respeitante a sua indicação como diplomata.
A decisão de indicá-lo como futuro cônsul foi uma iniciativa do PR angolano, movida pelo sentido de atenuar as constantes viagens ao Brasil que André Mingas, vinha efectuado em resposta a convalescia. A solução antes encontrada levava com que se deslocasse uma vez por semana a cidade de Johanesburgo pelas mesmas razões ao destino anteriormente citado. Em solidariedade com o mesmo, JES decidiu então mante-lo em São Paulo, nas vestes de diplomata. Durante as ultimas semanas esteve em contacto com a comunidade angolana para se inteirar dos trabalhos que teria pela frente.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
;